Resenha: O Chamado do Cuco

8.12.14
Um ano depois  do lançamento de "O chamado do Cuco", e quase um ano depois de eu ter ganhado o livro, eu finalmente li o primeiro livro de Robert Galbraith, pseudônimo da rainha J.K Rowling. Então a resenha dessa segunda é do mistério da morte de Lula Landry.


Sinopse: Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega. Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P.D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.

"O Chamado do Cuco" não é apenas J.K escrevendo com um pseudônimo, temos uma nova forma de escrita da autora, algo que eu já havia percebido em "Morte Súbita". A autora saiu da zona juvenil e foi para um universo adulto, e sua escrita para esse público é forte, em alguns momentos depressiva e pesada, algo que eu particularmente gosto. E além de gostar da maneira como ela escreve adorei sua estréia no mundo dos suspenses, Cormoran Strike não perde para Sherlock Holmes ou Hercule Poirot.

Sempre que resenho algum livro dela preciso comentar de sua marca registrada, os personagens profundos, e em "O Chamado do Cuco", mesmo como Robert, essa marca ainda está presente. Gostei da maneira com que ela não se focou no crime e mistério de Lula Landry, mas primeiro ela mostra a vida de Strike, os seus problemas, frustrações e tristezas. Passei as primeiras páginas do livro sofrendo pelo detetive, tudo dava errado na vida dele e ele é visto por todos como um nada. Mas quando Robin o conhece, mesmo tendo todos os motivos para achá-lo um fracassado, a secretária temporária o admira, achei isso incrível.

Como disse anteriormente nas primeiras 100 páginas o mistério fica um pouco de lado, e fica difícil você criar teorias de quem matou Lula ou o por que. Para ser sincera eu fiquei as cegas quase o livro todo, e quando foram chegando as páginas finais e Strike vai desenrolando toda a estória, você fica de queixo caído.

Adorei também a acensão do detetive durante a estória, e comemorei durante um certo capítulo, junto com Robin, a sua volta por cima. Strike merecia isso e muito mais.

Adorei de verdade a obra de Robert Galbraith, e tenho certeza que irei ler todos os livros da série de Strike e Robin. Sem querer puxar saco, mas pra mim temos um novo Holmes e Watson.

Boa Leitura!
Até o Próximo Post!

Um comentário:

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana