Resenha: Garotas de Vidro

2.3.15
Estou muito relapsa com o blog, mas estou trabalhando tanto que não tenho nem vontade de ligar o computador quando chego em casa. Mas prometo me dedicar mais, afinal eu adoro isso aqui, é uma das minhas atividades preferidas. Então pra voltar com o pé direito, a resenha de segunda é de um livro fantástico.


Sinopse: "Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer.
O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. 
Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir.
Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles.
Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse Anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos."

"Garotas de Vidro" é um livro que não é uma leitura que vai agradar a todo mundo, o livro além de tratar de um tema polêmico e desconfortável a maneira como ele é escrito pode não agradar algumas pessoas, a autora utiliza de metáforas e linguagem figurada. Eu gosto muito desse estilo de escrita, acho muito envolvente e acho que essa estória combinou muito bem com esse estilo.

Enquanto lia o livro me sentia desconfortável e um pouco assustada, em alguns momentos me envolvia com as alucinações da Lia e comecei acreditar que a Cassie era mesmo uma assombração. Mas com o tempo comecei a perceber que aquilo era tudo fruto de um mente perturbada, e foi ai que eu fiquei mais assustada.

Eu tive dificuldades de embalar a leitura, como disse não é um livro leve, mas quando peguei gosto devorei 100 páginas sem perceber. O livro é muito bom, acho daqueles livros dignos de serem obrigatórios, em uma sociedade onde a ditadura da magreza é imposta a nós.

Gostei dos rumos que a estória vai tomando e como a Laure Halse terminou tudo, acho que foi um fechamento ideal e a construção até ele foi impecável. Só não dou uma nota total para o livro porque achei que demorou para a estória me envolver, no mais achei tudo impecável e super indico "Garotas de Vidro".

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana