Resenha: Uma História de Amor e TOC

14.9.15
Eu fui ler "Uma História de Amor e TOC" pensando que seria um romance YA leve e divertido, mas eu estava totalmente enganada, o livro é mais denso do que eu pensava.


Sinopse: "Bea foi diagnosticada com transtorno obsessivo-compulsivo. De uns tempos pra cá, desenvolveu algumas manias que podem se tornar bem graves quando se trata de... garotos! Ela jura que está melhorando, que está tudo sob controle. Até começar a se apaixonar por Beck, um menino que também tem TOC. Enquanto ele lava as mãos oito vezes depois de beijá-la, ela persegue outro cara nos intervalos dos encontros. Mas eles sabem que são a única esperança um do outro. Afinal, se existem tantos casais complicados por aí, por que as coisas não dariam certo para um casal obsessivo-compulsivo? No fundo, esta é só mais uma história de amor... e TOC."

O livro é narrado por Bea uma garota que tem um TOC um pouco diferente dos que todo mundo conhece, ela fica obsessiva com os garotos. Além dessa obsessão ela tem mais algumas peculiaridades, que são também parte do seu transtorno. A estória começa a ser contada a partir do momento em que sua psicóloga a faz frequentar uma terapia em grupo, onde tem mais algumas personagens com TOC, entre elas Beck, um menino que Bea acaba se interessando.

A narração da estória me angustiava um pouco, porque como era Bea que contava os fatos, em vários momentos tínhamos que lidar com sua ansiedade e obsessões, era como se eu também sofresse com o TOC, foi uma leitura muito sufocante.

O romance da estória não é muito aprofundado, até porque Bea e Beck tem dificuldades em se envolver, devido as suas obsessões. Mas mesmo assim tem alguns momentos fofinhos entre os dois. E o Beck é bem encantador tentando ser melhor para Bea.

As outras personagens do livro são mostradas de maneiras interessantes, ao mesmo tempo que elas são as "normais", Bea vai citando algumas perdulariedades que me fez perceber que eles não eram assim tão perfeitos, cada um tinha algo excêntrico.

"Uma história de amor e TOC" é bem o que o título diz, não é fofinho ou bonitinho, é dolorido e real. Eu acho que não gostei tanto, porque esperava algo diferente, mas é inegável que é bem escrito.

Até o próximo post!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana