Cinco motivos para você assistir Jogos Vorazes

22.11.15
Nos últimos quatro anos a trilogia de livros "Jogos Vorazes" vem sendo adaptada para o cinema. Desde 2012 quando o primeiro filme saiu nos cinemas a distopia de Suzanne Collins virou um sucesso. Os leitores invadiram novamente as salas de cinemas, algo que desde o fim de Crepúsculo, não era visto. Mas o sucesso da trilogia não é atoa e se você nunca deu uma chance para a estória de Katniss Everdeen eu te dou 5 motivos para assistir os 4 filmes.
5º) Melhor franquia literária atual
O primeiro motivo é de que todos os milhares de livros que estão sendo adaptados para o cinema, Jogos Vorazes é uma das melhores adaptações. Primeiro porque o filme é extremamente fiel ao livro da Suzanne Collins, se você não gostar de ler ou preferir ver o filme antes, não tem problema, os filmes conseguem passar muito bem a mensagem dos livros. O enredo e as personagens de "Jogos Vorazes" são muito bem construídos e isso também acontece na película, os atores conseguiram encarnar bem suas personagens, dando as vezes um toque até melhor. A produção também é incrível, começamos com o primeiro filme sendo mais simples, mas do segundo ao quarto a franquia fica luxuosa, com efeitos especiais incríveis, daqueles filmes épicos, não ficando para trás de Harry Potter ou Senhor dos Anéis (quesito produção)

4º) Trilha Sonora
Sou apaixonada por música e mais ainda quando ela é usada no cinema, gosto quando a produção tem o cuidado de escolher músicas que se encaixem a estória, que passem todo o sentimento das personagens, crie uma atmosfera e fique para sempre associada aquele filme. Em "Jogos Vorazes" eu acho primor, mesmo que algumas músicas não estejam inseridas diretamente no filme. Adoro a trilha sonora da franquia, que também segue uma escala, começa mais leve com "Safe and Sound", depois vai crescendo com "Atlas", e estoura com "Yellow Flicker Beat". Mas mesmo com todas essas músicas, a melhor sequência e música é com toda certeza quando a Katniss canta "The Hanging Tree', já vale a pena assistir.

Taylor Swift and The Civil Wars - Safe and Soud

Coldplay - Atlas

Lorde - Yellow Flicker Beat

The Hanging Tree


3º)Katniss Everdeen
A protagonista de "Jogos Vorazes" é também um ponto forte da franquia, por vários motivos, primeiro ela é uma protagonista feminina, ela é uma heroína, faz o papel de príncipe encantado melhor que muito marmanjo, ela não é perfeita, é cheia de defeitos, não vive em função do amor de um homem, é forte e dedicada a quem ama (que é somente a irmã). Katniss é daquelas que representam o girl power, o emponderamento feminino e a face real, ela vive quebrada após os percalços que passa e tem dificuldades para se recuperar. Mesmo sendo uma chata as vezes, essa chatice mostra que ela não é a boneca linda que a própria capital monta.

2º) Desconstrução de Peeta Mellark
Desconstruir uma personagem é algo digno de palmas e em 'Jogos Vorazes" nós temos a melhor de todas. No primeiro filme temos um Peeta ingênuo, que faz tudo pelo seu amor, carismático, a imagem da perfeição. No segundo ele começa a se perder, deixando seus ideais para salvar a vida de quem ama. Já no terceiro e quarto ele está quebrado e se tornou a máquina da capital, algo que ele nunca quis ser. Pra mim uma das personagens mais maravilhosas da trilogia, que teve sua queda muito bem interpretada pelo Josh Hutcherson, que não é tão bonito quanto o Gale, mas que atua muito melhor.

1º) Crítica Social
"Jogos Vorazes" foi escrito para o público jovem adulto, mas tem críticas a sociedade bem maduras. A estória critica o prazer que nós sentimos em assistir reality shows (as Fazendas, BBB's entre outros), a sede por violência, a mania de torcer pelos outro (team Peeta ou Team Gale), o favoritismo do casal, o fato de sermos facilmente engando pela magia da mídia, a maquiagem do governo, o fato de que o poder sobe a cabeça, o único inimigo é aquele que tenta impor amarras. Acredito que daqui uns anos a franquia vai ser lembrada com carinho e citada com respeito.

Até o próximo post!

Um comentário:

  1. Jogos Vorazes MELHOR história atual! Sou apaixonada pela música Hanging Tree, pela Katniss, pelas adaptações, pelo Peeta, pela essência da história... Amei o post pra comemorar essa finalização maravilhosa! Beijos, Jú
    docurailusoria.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana