Resenha: Amor Amargo

23.11.15

Esse ano de 2015 não foi um ano de grandes leituras, senti muita falta de estórias maravilhosas que ficam marcadas, mas não tivemos muito isso, salvando alguns livros, entre eles "Amor Amargo" da Jennifer Brown.


Sinopse: "Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado. Até Cole aparecer, encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade…"

A primeira coisa que você tem que saber que "Amor Amargo" é um livro sobre relacionamento abusivo, narrado em primeira pessoa pela vítima e tem momentos bem fortes de humilhação e agressão. Então vá ler esperando uma leitura sofrida, doída e triste, muito triste.

Nos primeiros capítulos do livro vamos conhecendo as personagens Alex, Bethany e Zach, que são melhores amigos desde criança e tem planos para viajarem quando as aulas acabarem, para o Colorado. Para Zach e Bethany a viagem é apenas uma forma de se divertir e curtir a companhia dos amigos, já para Alex a ida ao Colorado é muito importante, porque ela acredita que vai entender o mistério sobre a morte da sua mãe. Nessa parte da estória o livro é leve e divertido, daqueles que dá vontade de ser amigo do trio e participar desta Road Trip.

A vida de Alex está indo muito bem, quando Cole aparece, o príncipe encantado que ela sempre sonhou. Agora ela se sente completa, com os amigos e um garoto que a ama. Mas é aí que tudo começa a desandar e a garota se vê dividida entre o namorado e os amigos. Cole tem ciúmes de Zach, afasta Alex de Bethany, vigia a vida da Alex e tem várias alterações de humor.

Os acessos de raiva de Cole só vão piorando e aos poucos a vida da Alex vira um inferno. Como a estória é narrada pelo ponto de vista dela, nós vamos entendendo o que se passa na cabeça da vítima, a confusão de sentimentos, o medo, a dúvida e o amor. Isso mesmo, ela não deixa de amar Cole, mesmo ele a maltratando e isso faz com que ela não entenda o porque dele fazer isso com ela, não conseguindo se libertar desse relacionamento doentio. E para defender ele, ela caba se afastando dos amigos que já perceberam que el não é o príncipe encantado.

Com o desenrolar do livro você começa a temer pela vida da Alex, mas ao mesmo tempo não entende como ela pode justificar as ações do Cole, mas também entende que ela tem traumas que a fizeram se prender tanto a esse relacionamento. Achei isso um ponto muito forte da estória de Jennifer Brown, a protagonista sente falta de afeto e carinho, por isso se agarrou ao primeiro que demonstrou maior interesse por ela.

Um livro dolorido, daqueles que você sofre e fica remoendo tudo aquilo depois que terminou a leitura. Daqueles que deveriam ser obrigatório a todo mundo, não importa a idade, porque as pessoas precisam saber reagir quando estiverem em um relacionamento abusivo ou quando conhecerem alguém que vive nesta situação. Pra mim, "Amor Amargo" chega a ser até melhor que "A Lista Negra", outro livro da Jennifer Brown.

Até próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana