Resenha: O Vilarejo

2.11.15
O Halloween foi no sábado e como sou uma pessoa temática, li no dia 31 o incrível "O Vilarejo" do Raphael Montes.


Sinopse: "Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome."

"O Vilarejo" é um livro de contos, são sete contos que recebem nome de demônios, cada demônio representa um pecado capital. Todas as estórias estão interligadas, se passam em um mesmo vilarejo, mas não é escrito de fora cronológica, o livro vai e volta no tempo.

Os contos são curtos e vem acompanhados de ilustrações maravilhosas e assustadoras. Gostei muito da maneira com que o Raphael Montes escreveu, não são estórias de terror com fantasmas, mas com a decadência e a crueldade do ser humano, em vários momentos fiquei enojada com algumas passagens, algo que sempre acontece comigo quando leio os livros do autor. Em cada conto temos uma pontinha dos acontecimentos do vilarejo que culminam com o desaparecimento do mesmo.

Durante a leitura nós vamos captando detalhes do porque tudo aquilo acontece naquele lugar abandonado. E em cada capítulo temos um pedaço da vida dos moradores do Vilarejo. O primeiro e o último conto completam o circulo e fecham a estória.

As personagens do livro são um pouco assustadoras com seus pecados, mas em alguns momentos achei o  final trágico super válido, afinal elas buscaram por todo aquele horror. Gosto quando alguém consegue se vingar de seu algoz. As vinganças ou artimanhas são feitas de uma maneira inteligente, gostei disso também.

Gostei muito dos capítulos, mas o prefácio e o posfácio são incríveis e completam o clima de horror do livro. A aura de mistério que Raphael criou com a chegada daquelas narrativas as suas mãos, é muito interessante. Livro para ser ler em poucas horas, mas daqueles que vai dar vontade de ler de novo. 

Quando for ler "O Vilarejo" vá sem saber muitas informações, evite spoilers, porque a estória precisa de todo mistério para que a experiência seja completa.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana