Resenha: O Auto da Compadecida

18.4.16
O "Auto da Compadecida" do Ariano Suassuna é daqueles livros que eu nunca tinha lido mas achava que sabia tudo sobre ele, mas eu estava enganada.


Sinopse: "O "Auto da Compadecida" consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas. Apresenta na escrita traços de linguagem oral [demonstrando, na fala do personagem, sua classe social] e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste. Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro"."

Mesmo já tendo assistido a adaptação cinematográfica de "O Auto da Compadecida" milhares de vezes, durante a leitura me peguei rindo e esperando pelo desenvolvimento da estória. O filme é muito fiel, mudando apenas pequenos detalhes.

O livro é uma peça de teatro, eu particularmente não gosto deste tipo de livro, mas me envolvi bastante com o livro e dei boas gargalhadas durante a leitura. A escrita de Suassuna é em fácil de ler, mas é cheia de críticas a sociedade, mesmo sendo um livro de tão poucas páginas.

As personagens de Ariano são bem reais, fáceis de serem encontradas em nosso dia a dia, temos o brasileiro muito bem representado, no amarelo safado que tenta se dar bem sempre que pode, na Igreja corrupta, nos coronéis sempre favorecidos, na pobreza e desespero que leva a loucura do crime ou no tão famoso jeitinho brasileiro.

Adorei o livro e valeu cada segundo de leitura, mesmo já sabendo todo o desfecho da estória. Daqueles livro para reler e se divertir e aprender.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana