Resenha: The Beauty of Darkness

15.5.17
Sinopse: "A trilogia Crônicas de Amor e Ódio chega ao fim de maneira arrasadora. A história de Lia inspirou muitos leitores a embarcarem em uma jornada extraordinária repleta de ação, romance, mistérios e autoconhecimento, em um universo deslumbrante criado pela premiada escritora Mary E. Pearson, onde o poder feminino é a força motriz capaz de mudar e fazer toda a diferença no novo mundo em construção.
Lia sobreviveu a Venda, mas não foi a única. Um grande mal pretende destruir o reino de Morrighan, e somente ela pode impedi-lo. Com a guerra no horizonte, Lia não tem escolha a não ser assumir seu papel de Primeira Filha, como uma verdadeira guerreira — e líder.
Enquanto luta para chegar a Morrighan a tempo de salvar seu povo, ela precisa cuidar do seu coração e seus sentimentos conflituosos em relação a Rafe e as suspeitas contra Kaden, que a tem perseguido. Nesta conclusão de tirar o fôlego, os traidores devem ser aniquilados, sacrifícios precisam ser feitos e conflitos que pareciam insolúveis terão que ser superados enquanto o futuro de todos os reinos está por um fio e nas mãos dessa determinada e inigualável mulher."

Chegamos ao último livro da trilogia "Crônicas de Amor e Ódio" da Mary E. Pearson, publicado no Brasil pela DarkSide Books. Os livros narram a história da princesa Lia, uma jovem de um reino chamado Morrigan, que tem um dom de pressentir o que pode acontecer e que foge de um casamento arranjado com um príncipe de um reino vizinho. Porém a história passou por várias reviravoltas e em seu último livro tudo foi diferente.

Começamos "The Beauty Darkness" logo após Lia e Rafe conseguirem fugir de Venda. Ela está desesperada para voltar a Morrighan para avisar sobre o exército do Komizar e Rafe quer apenas voltar para Dalbreck e manter a amada em segurança. E é aí que o casal principal começa a ter sérios problemas, afinal, cada um tem uma missão. E foi quando Mary E. Pearson resolveu transformar o Príncipe Jaxon em um machista típico dos livros YA, que só querem saber de proteger a mulher, sem saber o que ela quer. Porém nesse conflito é que a Lia resolve surgir como uma mulher emponderada, certa de seus objetivos e corajosa, o que pra mim foi o ponto forte desse livro.

Acredita-se que no caso do casal principal entrar em conflito, o terceiro membro do triângulo amoroso entraria em cena e poderia mudar o rumo da história. Porém, Kaden o todo poderoso assassino de Venda, que já não era um dos personagens mais queridos por mim, se torna um grande assessório, ele não declara seu amor mais e muito menos defende suas crenças, ele apenas segue a Lia e aceita tudo que ela lhe manda fazer. Tudo o que me fez acreditar que ele teria uma participação maior na história foi esquecido pela autora e se perdeu em um final muito de sessão da tarde.

Como todos os encerramentos de séries de fantasia young adult, o último livro traz o enfrentamento final entre a mocinha e o vilão. O tempo inteiro Lia sente o Komizar se aproximando através do dom, ela teme encontrá-lo, então grande parte da leitura você é preparado para esse encontro, mas quando finalmente chega a solução é tão simplória que decepciona.

Além desses problemas que contei anteriormente, a trilogia não cumpre o que promete, que é ser uma série de de fantasia, porque toda a magia não é explicada nem bem explorada, sendo apenas um fato de que Lia tem o dom, que sente e vê coisas. Toda aquela magia me pareceu apenas uma crença religiosa.

Por fim temos um final muito bom, principalmente se vermos que toda história tem altos e baixos, mas a autora me surpreendeu e conseguiu fazer um fechamento melhor do que o de várias séries conhecidas por aí. Gostei bastante. Porém como já disse diversas vezes a história não me emocionou e não ganhou espaço na minha lista de favoritos.

Obs: Outra coisa que me incomodou bastante foi os diversos erros de revisão na edição que tem um trabalho gráfico maravilhoso, mas que peca nesse quesito. DarkSide tem que ficar um pouco mais atenta a isso, para não se tornar apenas uma capinha bonita.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana