Resenha: O Hobbit

5.3.18
Sinopse: "Prelúdio de "O Senhor dos Anéis", "O Hobbit" conquistou sucesso imediato quando foi publicado em 1937. Vendeu milhões de cópias em todo o mundo e estabeleceu-se como um clássico moderno e um dos livros mais influentes de nossa geração. 
Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão!"

Há muito tempo atrás eu tentei ler "O Hobbit", porém a história não me pegou e eu acabei abandonado esta leitura. As lembranças que eu tinha da história eram muito rasas e na minha cabeça eu achava que o livro tinha uma linguagem muito difícil, mas nesta segunda leitura eu fui pega já no primeiro capítulo e a surpresa foi ver que a linguagem era muito simples, nada parecido com que eu me lembrava.

"O Hobbit" era a história que o Tolkien contava para os seus filhos antes de dormir, então o livro tem mesmo esse tom de contador de histórias. O narrador interage com quem está lendo e parece que ele está bem do seu lado. Diferente de "O Senhor dos Anéis", aqui o autor não utiliza de suas longas descrições, é tudo muito mais fluído e rápido.

Esse livro é uma delícia de aventura, com vários momentos de humor, que me faziam rir alto aonde estivesse lendo, tem também várias canções (daria um bom filme da Disney. kkkk). A leitura fluiu muito bem, eu devorei as páginas par saber até onde iria a aventura dos anões e do Bilbo.

Os personagens desse livro também são muito bem construídos, adoro os anões com sua obsessão pelo ouro, Gandalf e seu mistérios, os Elfos e sua alegria e claro, amo Bilbo. Bilbo é aquele personagem que ninguém leva a sério e que todo mundo acha que é incapaz, mas ele mostra que qualquer um, quando quer pode fazer o que quiser.

Adorei ler "O Hobbit", me deu muita saudades da Terra Média e uma vontade enorme de reler "O Senhor dos Anéis". O livro me conquistou por ser uma leitura para crianças e também para os adultos fãs de fantasia e de grandes aventuras.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana